
Aplicações e Propriedades Medicinais
Esta substância tem propriedades antibióticas e analgésicas. Como alucinógenio, a mescalina liga-se aos receptores de serotonina no cérebro provocando alterações de consciência e percepção, produzindo sensações elevadas e visões caleidoscópicas.
A droga é utilizada em psiquiatria para provocar catalepsia (paralisia geral de todos os seus músculos, ficando impossibilitado de se mover ou mesmo falar, embora continue consciente e com os seus sentidos ativos e as funções vitais funcionantes) e distúrbios mentais artificiais com fins experimentais e terapêuticos.
Quando combinado com o lugar e o ambiente apropriados, o paciente é levado a um estado de introspecção profundo, descrito como sendo de natureza espiritual, e por vezes, podem ser acompanhados por ricos efeitos visuais ou auditivos.
A menos que a experiência aconteça em um contexto cerimonial conduzido por um "peyotero" com muita experiência, similar a um xamã, recomenda-se, para a segurança, que o usuário esteja acompanhado em todas as vezes por alguém que não tenha utilizado a mesma dose. Essa pessoa é consultada como se fosse um "guia" de viagem.
Apesar de que vem sendo estudado por médicos e psicólogos desde finais do século XIX, por exemplo, Havelock Ellis, experiências psicoterapêuticas, utilizando seus alcaloides ou rituais, ainda estão em fase experimental.
A dependência é semelhante à do LSD, isto é, reduzida.